domingo, 17 de maio de 2009

Vitamina anula benefício de exercícios

Em doses altas, suplementos combatem radicais livres que ajudam o corpo a processar insulina, diz estudo.

Um novo estudo mostrou que tomar suplementos vitamínicos depois de fazer exercício pode causar a perda de um dos benefícios do esforço físico. Publicado no periódico "PNAS", mostra que o exercício ajuda a aumentar a sensibilidade do corpo à insulina justamente pela formação de espécies reativas de oxigênio, classificados na categoria dos radicais livres, contra os quais agem as vitaminas.
O estudo foi realizado na Alemanha com 40 voluntários que fizeram exercícios e tomaram ou não vitaminas C e E. As doses usadas "foram de 5 a 10 vezes a necessidade diária mínima de vitamina, mas essas doses são comumente usadas por pessoas que tomam suplementos de vitaminas C e E".
Depois de semanas de exercícios e recebimento de suplementos vitamínicos com alguns grupos, os voluntários que tomaram os suplementos não tiveram mudanças nos seus níveis de oxigênio reativo. Já os que não tomavam as vitaminas revelaram um aumento na formação de radicais livres.
O exercício aumentou a sensibilidade à insulina apenas quando não havia a presença extra dos antioxidantes e mesmo os radicais criados pelo exercício não eram tão "livres" assim.


Thalita e André


Nenhum comentário:

Postar um comentário